Um novo ataque contra Escola Municipal Juliana, na zona rural de Barra do Choça (a 32 km de Vitória da Conquista), foi registrado esta semana. Adolescentes quebraram janelas, televisores e o quadro da sala de aula. Utilizando uma marreta, eles destruíram até a cerâmica que seria colocada na escola na próxima reforma. Tudo foi revirado! Antes de fugir, os jovens infratores escreveram no quadro dois artigos do código penal.
Essa foi a segunda vez que a escola foi atacada em menos de uma semana. No dia 11 de outubro, um ex-aluno ateou fogo na unidade de ensino. Ele foi identificado e confessou a autoria do delito. Após ser apreendido, o menor foi liberado. Colocado em liberdade, o adolescente decidiu terminar o que havia iniciado. Desta vez, ele voltou acompanhado de dois comparsas e destruiu novamente a escola.
Do lado de fora da escola, ficou o que sobrou desse ataque: livros, cadeiras e até um armário queimado. Sem condições de manter as aulas no mesmo lugar, a direção da escola improvisou outro espaço para atender 150 alunos que estudam na unidade. Enquanto isso, um mutirão foi montado para recuperar a unidade de ensino.
Os moradores da comunidade estão assustados com essa violência. Os adolescentes foram apreendidos e estão custodiados no fórum de Barra do Choça a disposição da justiça.
Por Mateus Novais/Renha Geral.
Fotos: Sec. Municipal de Educação