Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Enfim, Governo da Bahia reconhece Itiruçu entre os municípios em situação de emergência por conta da Seca

DSC00079
Barragem que abastece o município via embasa. Fotos/Blog Itiruçu Online

Demorou, mas o Governo reconheceu que o município de Itiruçu está em situação de emergência por conta da estiagem prolongada. A prefeitura decretou Situação de Anormalidade Climática por conta da escassez de chuvas e os efeitos da seca, considerada a mais abrasiva dos últimos 60 anos, mas no inicio de 2014 o decreto se tornou polêmica causada por opositores ao governo municipal, que agora assistem a escassez de água na zona rural e a necessidade da população, até então assistida por meio de carro-pipa da prefeitura em comunidades rurais.

Novas aguadas no Povoado Vitória
Novas aguadas no Povoado Vitória

De acordo com a prefeitura, foi realizado o serviço de limpeza e abertura de aguadas na zona rural com recursos próprios no auxilio a pequenos produtores rurais.

“Nosso povo sofre pela falta de chuvas constantes, mas também ainda sofrem os efeitos da última seca, desatadora e que secou a maioria de nossas barragens e riachos. São muitos os prejuízos contabilizados pelos produtores médios, pequenos e grandes. O município sozinho não consegue auxiliar a todos, precisamos que o estado nos ajude neste momento difícil”, disse o prefeito Wagner, em contato com o Blog Itiruçu Online.

 

Para atender aos pleitos do atingidos pela seca, o governo visa acionar todos os órgãos estaduais “para envidar esforços no intuito de apoiar as ações de resposta ao desastre natural, reabilitação do cenário e reconstrução”. O decreto é retroativo a 9 de dezembro e tem vigência de 90 dias.


error: Conteúdo protegido !!