Os interessados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 podem se inscrever até o dia 4 de junho, pelo Sistema Encceja.
O exame é destinado a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada, desde que tenham, no mínimo, 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos no caso do ensino médio. As provas serão aplicadas no dia 28 de agosto, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.
Confira o passo a passo que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preparou para a realização da inscrição:
1 – O primeiro passo para se inscrever é acessar o Sistema Encceja e clicar em “Inscrição 2022”.
2 – Na tela seguinte, basta preencher os campos indicados com o número do CPF, a data de nascimento, identificar a figura solicitada pelo sistema e clicar em “Enviar”.
3 – Na sequência, o participante deve completar o preenchimento dos dados pessoais e clicar no botão “Próximo”.
4 – Será aberta a tela referente ao atendimento especializado. O participante que precisa de recurso de acessibilidade deve selecionar a opção “Sim”, informar o tipo de atendimento de que necessita e anexar a documentação comprobatória, conforme orientado no edital, e clicar no botão “Próximo”. Aquele que não precisa de atendimento basta selecionar a opção “Não” e apertar em “Próximo”.
5 – Após essa etapa, o participante deve informar o nível de ensino que deseja receber a certificação (ensino fundamental ou médio) e marcar as provas que precisa fazer para obtê-la. Na mesma tela, haverá também o campo para selecionar o município para fazer o exame, selecionar a instituição certificadora e clicar em “Próximo”.
6 – Na sequência, basta conferir as informações e apertar o botão “Próximo”.
7 – A etapa seguinte é referente ao questionário socioeconômico. O participante deve responder cada pergunta conforme sua realidade pessoal e clicar em “Confirmar”.
8 – O sistema pedirá para o participante informar os contatos pessoais. Após preencher os campos de telefones e e-mail, basta salvar as informações. Após essa etapa, a inscrição está realizada.
Para acompanhar a inscrição no Encceja 2022, o participante deve se cadastrar no portal do Governo Federal (acesso.gov.br) e criar login e senha únicos. O participante que já tem o cadastro no gov.br e não lembra a senha pode recuperá-la.
Encceja – O exame é realizado pelo Inep, desde 2002, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o ensino fundamental e médio. A emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que firmam termo de adesão.
O Encceja avalia competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar dos jovens e adultos. Com isso, estabelece uma referência nacional de avaliação para esse público, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira. As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados do exame como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio.
Entre outras finalidades, o exame também possibilita que os gestores educacionais se baseiem na avaliação para corrigir questões relacionadas ao fluxo escolar, como a evasão de estudantes. Dessa forma, o Encceja serve de baliza à implementação de procedimentos e políticas para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos, bem como no processo de certificação, além de viabilizar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre o sistema educacional brasileiro.