Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Empresas condenadas podem pagar dívidas com obras, diz Rui

No dia que assumiu como ministro-chefe da Casa Civil, o ex-governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse que tem atuado com órgãos de controle da União para que as empresas que tenha dívidas com o Estado brasileiro condenadas através da Operação Lava Jato paguem os débitos com o povo brasileiro através de realização de obras para o país.

“Com isso nós podemos acelerar [obras] sem depender do orçamento direto da União porque são recursos que não estão lançados no orçamento e que poderiam vir para essas obras rapidamente por serem executadas pelas próprias empresas devedoras, fruto dos acordos de leniência”, apontou Rui durante participação nesta segunda-feira, 2, no programa “Estúdio I” da Globonews.

De acordo com o agora ministro, o diálogo com o Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU) e Advocacia-Geral da União (AGU) já foram acionadas para que os acordos de leniência firmados entre esses órgãos sejam convertidos em trabalhos em obras do Estado brasileiro que já estejam em execução.

O papel de indicar quais obras seriam beneficiadas seria do governo federal que, ao abrir um edital, as empresas em débito por causa da Operação Lava Jato poderiam participar para se habilitar para a construção de estradas, hospitais ou escolas, por exemplo. Atarde.