Com 9.260 votos (51,51%), Eridan Martins de Araújo Dourado, conhecida como Eridan de Bonifácio (MDB), foi eleita neste domingo (6) prefeita de Ruy Barbosa, cidade a 320 km de Salvador. Dr. George Carvalho, candidato do PSD, obteve 8.718 votos (48,49%).
Com quase de 24 mil eleitores, Ruy Barbosa realizou eleição suplementar seis meses após o pleito de 2024 ser indeferido por causa da inelegibilidade do candidato mais votado José Bonifácio Marques Dourado, marido de Eridan.
A decisão do TRE-BA, tomada em outubro de 2023, reconheceu a inelegibilidade de Bonifácio devido à rejeição de suas contas de 2016 pela Câmara de Vereadores de Ruy Barbosa. Na ocasião, o Legislativo apontou desvios nos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o que resultou na anulação de sua candidatura e na convocação de novas eleições.
Enquanto a eleição suplementar não era realizada, o presidente da Câmara de Ruy Barbosa, Ney Dias (PSB), assumiu a prefeitura de forma temporária.