
Apesar de administrar um dos menores municípios da Bahia, a cidade de Lafaiete Coutinho, o atual prefeito, João de Freitas (João Véi), é um dos que também relata dificuldades para adequar as finanças. João disse ao Itiruçu Online que o desafio do primeiro mandato ainda é de ajustamento, mas elogia a sociedade lafaietense por entender o momento. “Fácil não está sendo. Sou gestor de primeiro mandato e tenho procurado com que as coisas aconteçam da melhor forma. Temos uma população educada e consciente das dificuldades e espero poder contribuir para fazer por ela uma administração melhor para todos os munícipes”, disse.
É uma rotina as declarações dos prefeitos alegando tomarem medidas de ajustes por conta da crise. Segundo João de Freitas, que também é presidente do Consórcio dos municípios do Vale Jiquiriçá, o Convale, as reclamações entre os prefeitos é uma unanimidade. “Todos os prefeitos do Consórcio do Vale Jiquiriçá rezam por apenas uma conversa: demissões para ajustar o índice de pessoal. Lafaiete Coutinho não será diferente. Fazemos de um tudo para ir ajustando daqui e ali, reduzindo salários de prefeito, vice e secretários, para que não demitimos os que mais precisam, que são trabalhadores assalariados e precisão trabalhar para sustentar suas famílias. Por esse motivo ainda não pensei em demissões e fizemos apenas cortes nos salários do alto escalão da prefeitura”, revelou João.
Uma cobrança acentuada também por parte dos municípios é a manutenção de estradas. Com as chuvas ocorridas neste ano, várias prefeituras ainda não conseguiram arrumar estradas vicinais. A ajuda do Convale ainda é esperada com mais presença nos município. O presidente da entidade disse o governador Rui Costa tem dando apoio ao Consórcio. “Estamos lutando para conseguir os recursos. O governador Rui Costa tem dando apoio aos Consórcios do estado e contamos agora com o apoio de Zé Cocá, que é coordenador de todos os Consórcios da Bahia e nos ajuda muito para que possamos auxiliar os municípios na questão das estradas”, disse João.

Apesar de ser uma prefeitura de pequeno porte, o município de Lafaiete Coutinho agrega ações de destaques. Um exemplo são as Feiras de Agronegócios, que conta com a organização da Secretaria de Agricultura. A pasta, que é chefiada pelo ex-vereador Belizário, é um exemplo para municípios maiores na questão iniciativa. Para o prefeito, se uma gestão tiver a preocupação e quiser fazer acontecer, fará. “Saímos de uma gestão de parceria com Zé Cocá e estamos mostrando que se uma gestão quiser fazer, basta ter pessoas comprometidas e as coisas vão acontecer. Nossa qualidade maior é nossa população, que entende claramente nosso objetivo. Já tornamos uma tradição realizar eventos voltados para agricultura como feiras de Agronegócios e na manutenção das estradas vicinais, perfuração de poços tubulares e dentre muitas coisas que estamos fazendo em Lafaiete Coutinho, como ajudar pessoas carentes nos exames, aluguéis, cestas básicas e os serviços chegam ao cidadão”, revelou Freitas.
Por outro lado, João abraçou um desafio ainda maior: o de ajudar o ex-prefeito e padrinho político a ser eleito deputado, dando ao Vale Jiquiriçá um representante. Já com o nome trabalhado como pré-candidato a deputado estadual, Zé Cocá terá no aliado, nome escolhido para o suceder em Lafaiete Coutinho e no Convale, um cabo-eleitoral de primeira linha. João disse ao Itiruçu Online que eleger Zé Cocá deputado é dar um presente aos à região.
“Zé Cocá deputado será um presente para Lafaiete Coutinho. Hoje ele é um pré-candidato e terá o apoio de toda população. Cocá trabalhou para ter esse nome leve e querido por toda região. Eleger Zé Cocá será dar aos municípios da região um presente, um político que faz política e busca com todas suas forças resolver problemas dos municípios. Foi assim em Lafaiete e tenho certeza que fará muito por nossa região como deputado”.