Em Itiruçu, as atividades da Jornada Pedagógica 2017 encerraram nesta última terça-feira, 21 de fevereiro. Durante os três dias de ação, educadores de todo o município puderam socializar as propostas pedagógicas baseadas no tema “Educar: um processo de mudança do pensar e do fazer docente”.
A abertura da Jornada ocorreu com a presença de autoridades municipais, a exemplo da prefeita Lorenna Di Gregório (PRB), do vice Gilmar Machado (PSD), dos vereadores Ezequiel Borges (presidente da Câmara), e o vereador Jó de Jú.
As ações educativas foram desenvolvidas entre os temas discutidos, que estavam: “Me movo como educador, porque primeiro me movo como gente”, abordado em palestra motivacional com Joval Lacerda; Elaine Santos Spínola norteou sobre o tema “Psicomotricidade e sua relação no desenvolvimento da aprendizagem da infância. Ainda a professora Eliane Cristina tematizou o Perfil do professor e ludicidade. Já a professora Elaine Spínola ainda palestrou o tema “Respeito à diversidade: reconhecer o valor da heterogeneidade em sala de aula. Maria Machado discorreu o tema: Os desafios do ato de educar em tempos atuais. Antes do encerramento, já no ultimo dia de jornada, Me. Edelvito Nascimento palestrou o tema: Planejamento e Avaliação.
A Jornada Pedagógica, é uma experiência no município, que teve como objetivo proporcionar o desenvolvimento de diversas atividades que promoverão a melhoria do processo ensino-aprendizagem, através de palestras, oficinas e atividades extras, que darão apoio aos trabalhos dos professores durante o ano letivo de 2017. O Orçamento do evento é pouco mais de R$ 45 mil. O Calendário escolar sofreu alteração com a justificativa de adequar as escolas para o início do ano letivo, transferido de fevereiro para o dia 02 de Março. Um aula na Praça da Feira marcará o primeiro dia de aula.