O segredo para aproveitar, de maneira equilibrada e consciente, os quitutes típicos das festas juninas é manter a disciplina, segundo a nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Kátia Terumi M. Rodrigues Ushiama. A nutricionista salienta ainda que comer alimentos com ingredientes hipercalóricos pode ter como resultado o ganho de peso. Outra dica é adaptar a forma de preparo dos alimentos e, se possível, optar por uma versão mais saudável. O milho, por exemplo, é uma fonte de carboidratos e fibras, porém, se consumido em excesso e/ou misturado com açúcar ou leite condensado, pode ser um grande vilão.
Mandioca e pinhão, ambos assados, também são alternativas nutritivas, pois são ótimas fontes de fibras e vitaminas. Apesar disso, alerta para a quantidade de sal nestes pratos, já que o excesso de sódio pode elevar a pressão arterial e sobrecarregar os rins. Entre os doces, a nutricionista sugere versões mais saudáveis do arroz doce, por exemplo. Fonte de cálcio e alto teor energético, seu valor calórico pode ser reduzido para 87 calorias (100g) através da troca de ingredientes, como leite integral pelo desnatado e açúcar por adoçante artificial.
Para quem não abre mão das bebidas típicas, a especialista sugere o vinho quente, sempre consumido com moderação. A bebida possui substâncias antioxidantes como os flavonoides – que combatem os radicais livres – e o resveratrol – com efeito cardioprotetor, além de aumentar as taxas de colesterol bom no sangue.
COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo sexto ano consecutivo em 2016.