Circula pelas redes sociais uma imagem que mostra a Polícia Militar reprimindo uma vendedora ambulante em São Paulo. Uma legenda, que critica as medidas adotadas por prefeitos e governadores no combate à Covid-19, afirma que a foto é atual. É #FAKE. A mensagem falsa faz referência à decisão de prefeitos e governadores de impor medidas mais restritivas e exigir maior distanciamento social para conter o novo coronavírus, uma vez que o sistema de saúde está à beira do colapso. “Se isso não te faz repensar sobre as medidas que governadores e prefeitos estão tomando, não há nada que possa ser feito no Brasil” afirma o texto.
A foto, entretanto, não é recente nem foi tirada após essa decisão. A imagem é antiga e está publicada na internet desde 2016, quando a Polícia Militar reprimiu ambulantes durante ato contra o então presidente da República Michel Temer. O caso foi registrado em reportagens na época e está nas redes sociais do vereador Eduardo Suplicy (PT). A Polícia Militar de São Paulo também fez um post desmentindo a mensagem falsa em seu perfil verificado no Twitter.
“A Polícia Militar apurou que a imagem divulgada ontem, 11/03/21, foi feita em 2016 durante intervenção policial em Atividade Delegada para combate ao comércio irregular”, diz o post da PM.