A final do Campeonato Municipal de Lagedo do Tabocal, promovido pela prefeita da cidade e que contou com uma premiação histórica: R$ 10 mil para o campeão e R$ 5 mil ao vice; marcou o encontro entre as duas equipes com muita história no esporte da cidade.
Desportivo e Cruzeiro não iniciaram a competição liderando apostas, mas foram mostrando que futebol é, acima de tudo, humildade e construção de uma caminhada vitoriosa. A final foi bastante prestigiada pelos torcedores.
A partida até os 34 minutos do segundo tempo estava 0x0, com as duas equipes buscando o resultado, mas também quase já se acostumando com a decisão por pênalti, mas com um golaço do meio campista Edy, o time do Desportivo abriu o placar. Precisando igualar o placar, e dois minutos depois com um jogador expulso, o Cruzeiro partiu para tudo ou nada e, num contra-ataque do adversário, levou o segundo gol. Final Desportivo 2 x 0 Cruzeiro.
A competição ainda premiou o melhor goleiro, sendo o jovem Kelvin, de 16 anos, campeão pelo Desportivo sem ser vazado. O melhor jogador da competição foi o jovem Dedê, eleito também o melhor jogador da final.
O Desportivo nos últimos anos sempre foi uma equipe muito temida no Society, e pouco montava equipes competitivas nas competições de campo, mas celebra sua história com seu segundo título em 2023. O primeiro foi conquistado em 1995. No atual elenco, há jogadores com mais de 15 anos de história vestido a camisa Desportivense. Uma bonita história de união no esporte.
Na atual equipe contaram com reforços importantes de jovens talentosos: Edy, Zé Ricardo, Dedê, Kelvin, dentre outros.