
Inacreditável a posição do presidente Michel Temer, que durante pronunciamento à imprensa no Palácio do Planalto, no inicio da tarde desta sexta-feira (25), autorizando o uso de forças federais de segurança para liberar as rodovias bloqueadas pelos caminhoneiros caso as estradas não sejam liberadas pelo movimento. A decisão foi tomada após reunião no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que contou com a participação de ministros e do presidente.
Veículos de pequeno porte, ambulâncias, veículos oficiais e ônibus estão circulando normalmente em todo Brasil. Quer o presidente da república obrigar os caminhoneiros a dirigir os caminhões nas rodovias? De certo, não.
“Quero anunciar um plano de segurança imediato para acionar as forças federais de segurança para desbloquear as estradas e estou solicitando aos governadores que façam o mesmo. Não vamos permitir que a população fique sem os gêneros de primeira necessidade, que os hospitais fiquem sem insumos para salvar vidas e crianças fiquem sem escolas. Quem bloqueia estradas de maneira radical será responsabilizado. O governo tem, como tem sempre, a coragem de dialogar; agora terá coragem de usar sua autoridade em defesa do povo brasileiro.”, disse Temer.