É uma só conversa em todos os municípios da Bahia: não há recursos para realizar festejos juninos. Esse tema também foi discutido no II Encontro da Associação dos prefeitos do Vale Jiquiriçá, sediado na cidade de Lafaiete Coutinho na tarde de ontem, sexta-feira (08).
A diminuição de receitas, acréscimos dos custos da máquina publica e a demanda com custeio dos festejos juninos elevados nos últimos tempos em todos os municípios. A entidade debateu a criação de um projeto coletivo para ajudar os municípios a custearem suas festas.
Segundo discussão.
Os prefeitos discutiram também o processo que visa regionalizar e descentralizar a Saúde na Bahia. A ideia é que os consórcios sejam responsáveis pela gestão regionalizada de serviços como unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais e, eventualmente, o Samu 192, além de hospitais municipais e filantrópicos.
Como a Bahia é dividida em 28 microrregiões de saúde, a meta é construir em cada uma delas uma policlínica, contendo 13 especialidades, 32 serviços e equipamentos como tomógrafos, ressonância magnética, rastreamento de câncer de mama, entre vários outros exames. O Vale Jiquiriçá se unirá com o território Médio Rio de Contas.