Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Depois de 16 anos, Itiruçu volta a eleger uma mulher vereadora; Mily de Upabuçu entrou na história

As eleições de 2024 para os itiruçuenses mostrarem que a cidade viveu um clima diferente, com três candidaturas fortes disputando a prefeitura, além de um número Record de novos candidatos a vereadores, e com a maior renovação na Câmara de vereadores. No total, foram 73 candidatos disputando 09 cadeiras. Apenas três vereadores irão continuar no mandato.

Alguns fatos históricos precisam ser deixados escritos para reconhecer os nomes que já fazem parte da história de Itiruçu. Um desses, é a eleição da vereadora Mily de Upabuçu, que quebrou a hegemonia dos homens, sendo eleita no município depois de 16 anos. A última que havia sido eleita foi LUCIA IERVESE, em 2008, pelo PPS. Com 223 votos Mily será a única mulher entre os 9 eleitos para a legislatura de 2025 a 2029.

Quem é Mily de Upabuçu?

Mily de Upabuçu, 37 anos, natural de Itiruçu, nascida e criada em Upabuçu onde reside, é filha de Valdeci, servidora pública e Almirante agricultor. Ela mostrou em seu DNA uma vida voltada a saúde, social e agricultura exemplos que levou de casa e que prometem ser suas bandeiras de luta no exercício do mandato.
Mily é servidora pública efetiva do município, formada em Assistência Social e aluna do curso de enfermagem. “Sempre tive o anseio de fazer ainda mais, saindo das trincheiras do HMPPR que sempre foi uma escola de vida e aprendizado diário, assim lancei meu nome para uma vaga no legislativo municipal, com apoio da minha família em especial minha mãe, mulher de fé e garra que foi meu braço direito durante toda caminhada e, claro, o apoio dos meus amigos. Encarei esse desafio e no dia 6 de outubro, recebendo com muita serenidade a resposta das urnas dizendo SIM a vitória de Mily de Upabuçu”, disse a vereadora eleita ao Itiruçu Online.

A História das mulheres no Legislativo  

Mila se junta ao seleto grupo de mulheres que receberam a missão de legislar pelo município. Agora soma-se na história de Tia Teca, Professora Madalena, Nega de Pedrinho, Dona Lúcia, Dona Neuza, Glorinha, Lena de Pedrinho e Tereza Santos. (Se houver outro nome, ajude a corrigir a informação).

“Durante toda campanha levei comigo a frase que: “a vontade de Deus seria feita”. Com Deus guiando meus passos fiz uma campanha limpa, visitando as famílias, dialogando e ouvindo os anseios e aproveitando para mostrar meus projetos, há 16 anos como servidora pública, sempre desempenhei meu trabalho voltado a ajudar a população de todo município, principalmente na saúde e social, e a minha vitória foi o reconhecimento desse trabalho. E esse reconhecimento será agradecido também com muito trabalho, depois de um longo período o legislativo municipal volta a ter uma MULHER ocupando uma cadeira, sei do tamanho dos desafios que terei pela frente e das expectativas em representar não só as mulheres, como as crianças, jovens, idosos e toda população”, disse Milly.

Eleita na chapa indicada pela prefeitura Lorenna Di Gregorio, eleita parta conduzir o executivo municipal, Mily assegura que estará ao lado de Bira e Verônica nos próximos 4 anos. “Irei buscar junto ao prefeito eleito Bira e Verônica, que tem a sensibilidade e o compromisso de cuidar de Itiruçu e aos nobres colegas vereadores contribuir com o desenvolvimento do nosso município. Tenho muitos projetos, tenho muita vontade e sede do querer fazer, e com fé em Deus faremos um mandato participativo e atuante nas áreas da saúde, educação, cultura, esporte, lazer e na agricultura a nossa mola propulsora de desenvolvimento. Aproveito esse espaço para agradecer ao Itiruçu Online na pessoa de Tiago e estendo minha gratidão a toda população de Itiruçu, Upabuçu e toda zona rural pela confiança depositada, honrarei todos vocês com muito trabalho”, finalizou o agradecimento.