Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Critério político dificulta acesso a vagas de regulação da saúde nos municípios da Bahia

Em reunião com o Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde do Estado da Bahia (Cosems Bahia), Eures Ribeiro, presidente da UPB, afirma que vai lutar para fazer valer o direito dos municípios.  “É o momento de se discutir uma nova repactuação e com transparência. Os municípios precisam saber o que será repactuado, qual o dinheiro que vai sair e o retorno que vão ter. Isso nunca ficou muito claro”. Com essas palavras o presidente da União dos Municípios da Bahia – UPB, Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa, iniciou seu pronunciamento na reunião ampliada da diretoria executiva do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde do Estado da Bahia (Cosems Bahia). O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 21, no auditório da UPB, em Salvador.

Secretários municipais, técnicos e parceiros institucionais participam do encontro. Na oportunidade, Eures mostrou de que forma vai iniciar a luta, a frente da UPB, para enfrentar os principais problemas da saúde. “A questão mais crucial para a Bahia é a regulação. Não é número de leitos e sim a influência política que interfere no acesso as vagas. Prefeitos regulam e não acham vagas, secretários ligam e não acham vagas, enquanto que, por exemplo, um médico se utiliza da sua função para sair nas prefeituras e prometer, diante do fechamento de um contrato com ele, o acesso de vagas facilitado, quando ele estiver na emergência. Isso é comum lá na minha região e com certeza é comum na Bahia inteira”, explicou.

O presidente da UPB afirmou que esse mecanismo precisa ser modificado. De acordo com Eures o tráfico de influencia, muitas vezes acontece entre profissionais de saúde, vereadores e deputados, por exemplo, o que atrapalha todo o processo. “O critério que precisa prevalecer é o da necessidade, da emergência e não o critério político seja de deputados ou de médicos que visam o faturamento com novos contratos. Como eu falei na minha posse, diante do governador, a UPB vai fazer valer esse direito do município”, enfatizou.

Na oportunidade, ele informou sobre duas iniciativas. A primeira será convocar uma assembleia geral, com prefeitos e secretários, junto ao Cosems, para compartilhar informações a respeito do tema. A segunda é que será designada uma área permanente na UPB para dar suporte aos municípios em parceria com o  Cosems, na busca pela melhoria da qualidade da saúde dos municípios.

A diretoria do Cosems Bahia, presente ao evento, informou que, este ano, o 5º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde do Norte/Nordeste, vai acontecer, de 3 a 6 de maio, em Porto Seguro.