Uma menina de 3 anos que está internada com o braço quebrado no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), no município de Jequié, aguarda por uma cirurgia há 22 dias. Ysllen Lavine dos Santos da Silva deu entrada na unidade de saúde no dia 31 de outubro e ainda não conseguiu passar pelo procedimento, porque precisa ser transferida para um hospital especializado em crianças. A informação foi confirmada nesta terça-feira (22) pela mãe da criança, Jaqueline dos Santos.
De acordo com a mãe da menina, Ysllen Lavine quebrou o braço no dia 29 de outubro, enquanto brincava em uma escorregadeira. A família mora em Jaguaquara, a cerca de 50 quilômetros de Jequié, e procurou o HGPV após orientação da unidade de saúde que atende na cidade, mas os médicos do hospital alegaram que não podem realizar a crirugia por conta do tamanho da criança.
Segundo Jaqueline Santos, os profissionais disseram a ela que a administração da anestesia seria complicada pelo fato da menina ser muito pequena e que uma dose errada poderia causar complicações ou até mesmo a morte dela. Conforme a mãe da menina, no ínicio do mês, Ysllen Lavine chegou a ser transferida para o Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, para tentar fazer a cirurgia, mas os médicos não a atenderam e ela foi levada de volta para Jequié no mesmo dia.
Em nota, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que o nome da menina foi registrado na Central Estadual de Regulação (CER) no dia 20 de novembro e que, desde então, a central está em busca de vaga que atenda ao perfil da paciente. *Informações do G1.