Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Cresce incidência de cobras em Itiruçu e região; entenda

Cascavéis apareceram em Ruas de Itiruçu. Foto/Blog Itiruçu Online.

Ao longo das últimas semanas, foi grande o registro de ocorrências de cobras em áreas urbanas. Os animais encontrados  pertenciam à espécie conhecida popularmente como cascavel. O Itiruçu Online buscou a opinião de um especialista, que alertou sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes com animais peçonhentos.

Período chuvoso contribui para o aumento no aparecimento de cobras. Elevação da temperatura, construções próximas à região de mata e destruição do habitat natural são fatores que ajudam a explicar, segundo especialistas, as aparições de serpentes em áreas urbanas De acordo com o biólogo e professor universitário Jackson Preuss, quando o encontro entre serpentes e seres humanos acontece, pode trazer impacto negativo para ambos. Neste período entre Abril e Maio é comum  a presença de animais peçonhentos nas estradas, veredas e terreiros sertanejos.

As serpentes normalmente não atacam, elas se defendem. Estamos percebendo um aumento no registro de aparecimento. E isso se dá por dois fatos: ou pelo aumento da perda de habitat ou por uma conscientização maior das pessoas que estão identificando esses animais e chamando o órgão ambiental para o resgate.

O que os municípios precisam fazer ? 

Os municípios precisam desenvolver campanhas de orientação para a sociedade aprender a lidar com o aparecimento de animais peçonhentos. E de imediato se prepararem com estoque de soro antiveneno nos hospitais e centros de saúde, caso haja necessidade de atendimentos.

Calor

O aumento das temperaturas também contribui para o aparecimento das serpentes em ambientes urbanos. Elas são animais em que o metabolismo é diretamente influenciado pela temperatura do ambiente. Então com o aumento das temperaturas o número de registros e de encontros também aumentam. Na região as chuvas estão ocorrendo de forma isoladas  e estão sendo acompanhadas de calor intenso.

Perda de habitat

A perda de habitat natural destes animais, motivada muitas vezes pelo processo de urbanização e queimadas, faz com que as serpentes procurem outros locais para habitar. “A construção de cidades e de lavouras força esses animais a se deslocarem por regiões maiores, que acabam muitas vezes buscando alimentos em locais mais fáceis de conseguir isso, como as cidades onde há muito roedores”, explica o biólogo Preuss.

Construções próximas aos locais de mata

Para Raboch, o aparecimento das serpentes também está relacionado com construções próximas de áreas de mata. Cerca de 40% do território tem Floresta que sofreram com o desenfreado desmatamento, onde nossas construções estão inseridas no meio de uma floresta, praticamente, torna o aparecimento das serpentes mais frequente. E isso não é porque a serpente quer entrar na nossa casa. É porque ela quer procurar alimento.

Importância das serpentes no ecossistema

As cobras são importantes predadores no ecossistema e fazem o controle de roedores. A eliminação deste tipo de animal, segundo os biólogos, causaria um impacto muito negativo na dinâmica dos ecossistemas. Além disso, as serpentes também são reconhecidas como importantes fontes de pesquisa.

“Foi criada do veneno das jararacas o remédio mais utilizado no mundo de combate à hipertensão. A partir do veneno da cascavel foi criada uma cola biológica usada em cirurgia e um anestésico dez vezes mais potente que a morfina”, disse Raboch.