A testagem para o novo coronavírus nas escolas estaduais do município de Jequié, no sudoeste do estado, começa nesta segunda-feira (3), às 14h, conforme informou o Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC). Ao todo, serão testados 10.771 pessoas, sendo 9.964 estudantes, 560 professores e 247 funcionários, em 13 escolas estaduais e quatro anexos do município do sudoeste baiano. O governador Rui Costa já tinha anunciado a realização dos testes nas redes sociais, na última quinta-feira (30).
De acordo com a SEC, a testagem também será feita, em datas que ainda serão divulgadas, nas escolas estaduais de Itabuna e Ilhéus, ambas da região sul da Bahia. Os testes na rede estadual de ensino começaram em julho, com estudantes, funcionários e professores das cidades de Ipiaú, Uruçuca e Itajuípe, também no sul da Bahia.
De acordo com secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, a testagem é mais uma ação do protocolo de segurança para a retomada do ano letivo. Ele informou que ainda não há uma data definida para a volta às aulas, mas os testes ajudam no diagnóstico para a tomada de decisão.
Em Jequié, os testes serão realizados das 14h às 17h, com professores e funcionários, e seguem na terça-feira (4) com o mesmo público, das 8h às 17h. A partir da quarta-feira (5) serão testados os estudantes, que devem esperar o comunicado da escola para se dirigirem com hora marcada até a escola, entre 8h e 17h. Para Itabuna e Ilhéus, a programação está sendo desenvolvida em parceria com as prefeituras. No município de Ilhéus, serão 12.327 pessoas testadas, sendo 11.370 estudantes, 661 professores e 296 funcionários, localizados em 18 escolas, sendo quatro unidades indígenas.
Já no município de Itabuna, a testagem acontecerá em 14 unidades escolares, contemplando 12.011 pessoas, sendo 11.224 estudantes, 580 estudantes e 207 funcionários. Nos três municípios, a testagem será feita por equipes das Secretarias Municipais de Saúde, com acompanhamento dos gestores escolares e das equipes técnicas da SEC, dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e do Núcleo Regional de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
Na aplicação dos testes serão utilizados todos os protocolos de segurança. As pessoas deverão usar a máscara de proteção individual e serão orientadas a manter as distâncias necessárias no atendimento, na escola. Os ambientes estarão higienizados e serão disponibilizados álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos.