O secretário de Saúde de Jequié, Vitor Lavinsky anunciou na noite de sexta-feira (01) que o município de Jequié tinha recebido a confirmação do primeiro óbito ocasionado pela covid-19. “Tivemos o registro do primeiro óbito confirmado da doença: Uma paciente que estava internada no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, mas era residente no município de Jequié, no bairro Joaquim Romão, e que faleceu no último dia 28 de abril, tendo o resultado do teste confirmado para Covid-19”, disse. O boletim atualizado aponta 61 casos confirmados do novo coronavírus no município jequieense.
Chamou a atenção as características da paciente de Jequié que faleceu em Itabuna. Na última terça-feira (28), a Secretaria de Saúde de Ipiaú havia sido notificada pela Sesab sobre o óbito de uma paciente de Ipiaú, também idosa, e que estava internada no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, e que faleceu no dia 28 de abril, tendo dado entrada na unidade hospitalar no dia 24 (ver matéria).
A secretária de saúde de Ipiaú, Larissa Dias informou ao GIRO que irá entrar em contato com a Sesab para certificar se o óbito é o da mesma paciente. Ela ainda acrescentou que os familiares da idosa foram submetidos a testes. Nossa reportagem não conseguiu contato com a secretaria de Saúde de Jequié. A Secretaria Estadual de Saúde deve atualizar neste sábado a informação e possivelmente corrigir o óbito acrescentado ao município de Ipiaú.
Uma pessoa próxima a família da idosa informou que a mulher tinha residência fixa em Jequié, mas estava nos últimos dias na casa de uma filha em Ipiaú, quando adoeceu, foi para o hospital local e em seguida transferida para Itabuna, onde teria contraído o vírus. (Giro Ipiaú)