Na última terça-feira, dia 12, o CONVALE realizou o II Seminário Territorial da Gestão Ambiental Compartilhada (GAC) do Vale do Jiquiriçá. O evento teve como principal objetivo a discussão de parcerias estratégicas para o fortalecimento da gestão ambiental do Território e contou com a presença de representantes do INEMA, Cristiano Meira; da SEMA, Kity Tavares; e do Promotor Ambiental do Recôncavo Sul, Julimar Barreto, para debates a respeito do Convênio G.A.C, do Fortalecimento dos Órgãos Ambientais do Território do Vale, compartilhamento de experiências e desafios e implementação de novas parcerias.
Também estiveram presentes lideranças políticas das cidades do território do Vale, como Vereadores, Secretários e Prefeitos, sendo eles: Júlio Pinheiro (Prefeito de Amargosa e vice-presidente do CONVALE), Danillo Italiano (Prefeito de Nova Itarana e Presidente do CONVALE), Lúcio Monteiro (Prefeito de Ubaíra), Ivete Soares (Prefeita de Cravolândia), Marquinhos Sena (Prefeito de Lagedo do Tabocal) lideranças ambientais do município de Amargosa e Cravolândia e técnicos do programa G.A.C de outros Consórcios.
O Seminário foi um momento riquíssimo em aprendizado, fortalecendo ainda mais a Gestão Ambiental no Vale do Jiquiriçá. Durante o seminário, foram realizados painéis, mesas redondas e debates sobre os interesses da região para a Política Ambiental, além de apresentações sobre os planos a serem desenvolvidos por meio do Programa Bahia + Verde. Executado pela Sema, o Bahia + Verde tem o objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável definido pela Agenda 2030, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), através do fomento da transição socioambiental, ecológica e econômica do Estado.