No âmbito da gestão ambiental, o consórcio público se consolidou como um instrumento para promover a regularização ambiental municipal, capaz também de contribuir para a otimização dos recursos públicos, transparência das ações ambientais e para a celeridade e eficiência na equalização das demandas locais do licenciamento ambiental.
Na prática, ele atua com o compartilhamento da equipe técnica multidisciplinar que atende os municípios consorciados, contribuindo para que o município esteja apto a exercer suas atribuições e atender às demandas locais.
No Vale Jiquiriçá, através do Convale, equipe do GAC, composta pela bióloga Haialla Rialli e o engenheiro ambiental, Murilo Guedes, visitaram, durante a semana, os municípios de Amargosa e Mutuípe, a fim de realizar o planejamento para a construção do Plano de Campanha de Fiscalização Ambiental juntamente aos Técnicos das Secretarias de Meio Ambiente.
As reuniões foram proveitosas, já que a equipe conseguiu delinear as demandas especificas de cada ente federativo. Vale ressaltar que foram postos em ênfase a poluição sonora e agrotóxicos nas cidades.
Os técnicos realizaram a oficina de Educação Ambiental no município de Itiruçu, ação da Meta 2 do Convênio de Gestão Ambiental Compartilhada firmado entre o CONVALE e a SEMA/INEMA.
Relatório de atividades do GAC em Setembro a Outubro/22
01/09 – Oficina de Educação Ambiental no município no município de Lagedo do Tabocal.
20/09/22 – Oficina de Educação Ambiental no município de São Miguel das Matas.
21/09/22 – Trabalho interno para elaboração do Plano de Campanha de Fiscalização Ambiental para os municípios consorciados.
22/09/22 – Reunião em Brejões com o novo Secretário de Agricultura e Meio Ambiente. Tendo como pautas discutidas:
- Necessidade de atualizar a lei ambiental do município
- Planejamento para a Oficina de Educação Ambiental no município
- Atendimentos sobre demandas técnicas
27/09/22 – Elaboração e entrega dos Relatórios das Oficinas de Educação Ambiental dos municípios de Laje, Mutuípe, Ubaíra, Irajuba, Planaltino e Lagedo do Tabocal.
06/10/22 – Reunião com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente e corpo técnico do município de Nova Itarana a fim de orientar sobre a implantação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e atender demandas técnicas.