Desde janeiro do ano passado, quando assumiu a presidência do Consórcio Intermunicipal do Médio Rio de Contas (Cimurc), que o atual presidente, o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, vem atuando firmemente para a reestruturação da entidade, cujo maquinário de apoio às prefeituras consorciadas foi deixado em estado lastimável e espalhada em diversos municípios, alguns que sequer eram pertencentes a área de abrangência do consórcio.
O Cimurc é responsável pelas parcerias entre os municípios e os governos, a nível federal e estadual, para a realização de ações conjuntas, incrementando a qualidade dos serviços públicos prestados à população e é composto, atualmente, pelos municípios de Jequié, Apuarema, Itamari, Ibirataia, Barra do Rocha, Ubatã, Gongogi, Dário Meira, Itagibá, Boa Nova, Manoel Vitorino, Jitaúna e Itagi. Como resultado do esforço da nova mesa diretora, que vem buscando melhorias no atendimento de serviço prestado, o presidente do CIMURC, Sérgio da Gameleira, conseguiu assinar um convênio junto à Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINFRA) de manutenção preventiva e corretiva de rodovias estaduais, compreendendo serviços de recuperação funcional, roçagem lateral da via, limpeza de bueiros, tapa buracos com solo e massa asfáltica, correção de pontos críticos e patrolamento em se tratando de estrada de revestimento primário, no valor total de R$ 1.619.190, 47 (um milhão, seiscentos e dezenove mil, cento e noventa reais e quarenta e sete centavos) que já vem sendo executado. E agora, mais outro convênio foi realizado com o Governo da Bahia, através da Secretaria de Planejamento (SEPLAN), para aquisição de equipamentos de informática, mobiliário e veículo para o funcionamento do consórcio, que ainda não tem sede própria. Um demanda que já vem sendo pleiteada pela nova presidência.
Ainda com o propósito de reerguer o Cimurc, o atual presidente, conseguiu através da Secretaria de Agricultura (SEAGRI), a assinatura da cessão de uso de TRATOR AGRÍCOLA e uma MOTONIVELADORA, que serão destinados a atividades agrícolas nos municípios que compõem o consórcio. Uma luta que contou com o apoio do deputado estadual, Euclides Fernandes.
“O nosso propósito é trabalhar, conjuntamente, com todas as pessoas que possam nos auxiliar a capacitar o Cimurc, fortalecendo suas ações na execução das obras e serviços a serem prestados aos consorciados. Essa luta é de todos nós, os prefeitos do Médio Rio das Contas. Afinal os municípios unidos e afinados, podem buscar melhorias de forma mais objetiva, contando com todos os nossos apoiadores, como o deputado Euclides Fernandes.”, destacou o presidente do Cimurc, Sérgio da Gameleira.