No Salão de Convenções do Itajubá Hotel em Jequié, no último dia 04, aconteceu o encontro do Consórcio Intermunicipal Consórcio Intermunicipal do Médio Rio das Contas, o CIMURC, que é formado por 16 municípios. Participaram do evento o ex-prefeito de Lafaiete Coutinho, Zenildo Brandão (Zé Cocá), coordenador dos Consórcios do Estado da Bahia, e dos prefeitos de Ipiaú, Ibirataia, Itagi, Itagibá, Aiquara, Jitaúna, Apuarema, Gongogi, Barra do Rocha, Dário Meira, Itamari e representantes de outras prefeituras que fazem parte do consórcio.
O prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, presidente do CIMURC, afirmou que a entidade vem passando por grandes dificuldades deixadas pela gestão anterior, a exemplo da falta de estrutura física e pessoal, o sucateamento da patrulha mecânica, que foi doada ao CIRMUC pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), logo após a extinção do Departamento de Rodagens e Estradas do Estado da Bahia (DER-BA). “Além de sucateados, existem equipamentos em várias cidades da região, em outros estados e até com paradeiro ignorado, o que caberá uma ação judicial para resguardar a atual gestão e proteger o patrimônio do consórcio.”, disse Sérgio da Gameleira.
Na ocasião, foi informado aos prefeitos presentes que as despesas previstas para reestruturação da patrulha chegam a mais de R$ 100 mil reais, sendo que não existem recursos em caixa para a devida recuperação da frota e, para complicar ainda mais, a única conta bancária da entidade encontra-se desativada.
Como uma das pautas da reunião, foi aprovada, por unanimidade, a proposta de rateio das despesas entre as prefeituras consorciadas, em débito automático, para manutenção das despesas correntes da entidade, após a abertura de uma nova conta bancária. Foi também apresentado e aprovada o novo Conselho Administrativo da entidade formado pelo presidente, Sérgio da Gameleira; primeiro vice-presidente, Raival Pinheiro, prefeito de Apuarema; segundo vice-prefeito, Patrick Lopes, prefeito de Jitaúna; secretária, Pallomma Uzeda, prefeita de Itamari e secretária executiva, Junecassia R. Lobo.
Ao final, ficou definido que as próximas reuniões ocorrerão sempre as primeiras sextas-feiras de cada mês, em locais previamente informados pelas prefeituras consorciadas.