O Conselho Tutelar de Itiruçu, divulgou, exclusivo ao Itiruçu Online, o balanço das ações realizadas em 2021. De acordo com os dados , durante este período foram registrados mais de 2 mil atendimentos, sendo eles pessoalmente, por telefone ou em plantões.
Os atendimentos estão subdivididos em Ação e Intervenções. As ações do colegiado foram registradas 1.254. Já a necessidade de intervenções somou 1.619.
As ocorrências de intervenções destacaram-se: Maus tratos, Abuso/ Estupro de vulnerável, Ato libidinoso, Assédio sexual, Ato infracional, Fuga / Desaparecimento Situação de risco, Envolvimento com tráfico, Negligência (pai / mãe ou responsável), Exposição de menor, Indisciplina, Abandono de incapaz, Automutilação, CEJUSC (Orientação), Orientação à adolescente, Alunos infrequentes, Orientação de viagem, Consumo de bebida alcoólica, Alienação Parental, Autoviolação / conduta, Agressão Física /Psicológico, Negligencia Institucional, Ameaça a vida, Tentativa de suicídio, Trabalho infantil, Visita solicitada pela Juíza/ Promotor e Visita a Santa Casa de Jequié.
Os casos têm sido acompanhados pelo conselho, de acordo com a necessidade e o direito violado de cada criança e adolescente, com o intuito de assegurar plenamente os seus direitos e de aprimorar as políticas públicas, levando em consideração que é dever garantir a todas as crianças e adolescentes o direito a proteção à vida e a saúde em condições dignas de existência.
A equipe atual do Conselho Tutelar é formada pelas (o) conselheiras (o): Débora Damasceno- Evandro Santana – Gabriela Oliveira – Rosimeire Nunes e Walter Mendes.
O Conselho Tutelar pode ser acionado pela comunidade Itiruçuense presencialmente na Sede do Conselho Tutelar, localizada na Rua Galdino Oliveira, Bairro Dr. Antenor Rodrigues Costa (Itiruçuzinho). O contato também pode ser feito através do telefone (73) 3538-1297 e/ou pelo número do WhatsApp: (73) 99170-5774.
O Conselho Tutelar pede a população que denuncie sempre que presenciar alguma negligência ou violação aos direitos da criança e do adolescente, direitos esses previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Confira abaixo demais ações do Conselho Tutelar: