Em nota oficial, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Saúde, informa à população que, a exemplo de outras cidades baianas, no próximo sábado, 30 de abril, não será realizado o Dia “D” da campanha de vacinação contra a gripe.
A decisão se deu, considerando que o período de vacinação vai até o dia 20 de maio e que não há estoque para o funcionamento dos postos no dia 30 de abril, uma vez que o município, seguindo a orientação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), antecipou o início da campanha em 12 dias e recebeu a vacina em cotas semanais.
Em quatro dias de campanha, foram aplicadas as 35 mil doses repassadas pela Sesab, o que corresponde a cerca de 50% da meta do público prioritário da campanha. Em Vitória da Conquista, este público corresponde a 71.813 pessoas, segundo estimativa do Ministério da Saúde, que prevê ainda que 80% desse contingente seja imunizado.
Neste momento, a Secretaria de Saúde aguarda o repasse do restante das doses para dar continuidade à campanha no município.
Confira o público-alvo da campanha:
- crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
- gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz recentemente);
- trabalhador de saúde;
- povos indígenas;
- indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
- população privada de liberdade;
- adolescentes e jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas;
- funcionários do sistema prisional;
- pessoas portadoras de outras condições clínicas especiais (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias).
Blog Rodrigo Ferraz.