A instalação de mais um período legislativo, conforme o presidente da Câmara é uma contagem normativa que reforça a atuação da Câmara como poder independente e sintonizado harmonicamente com os demais poderes constituídos. Uma mudança na nova mesa chamou a atenção na casa, que foi, pela primeira vez, o 1º Secretário eleito para mesa diretora atuar na função, lendo as preposições e atas do Legislativo, papel que antes era exercido pela secretária (funcionária efetiva ou contratada) da Câmara.
A Mesa Diretora comemora os avanços na estrutura administrativa como: transmissão das sessões via rádio comunitária, voto aberto e sessões nos Bairros, através das sessões itinerantes.
A presença de Guardas Municipais também foi importante na primeira sessão do ano, tendo em vista a discussão sobre a Lei de Criação da Guarda Municipal iniciada com uma segunda indicação, sustentada pela oposição, que reitera a indicação do vereador Paulinho (PSB) feita em 2013 com o mesmo objetivo. A indicação foi aprovada pelos 09 vereadores.