O vereador Tony Anjos (PDT) foi eleito na noite desta terça-feira (13) presidente da Câmara de Itiruçu. O novo presidente foi eleito em chapa única com 7 votos, com apenas 1 voto contra a chapa dos oito presentes na sessão.
O vereador Nino Mota (PSD) ficou com a vice-presidência. Ainda na votação realizada, Ailton Oliveira e Agnaldo Lopes foram eleitos 1º e 2º secretários da mesa diretora, respectivamente.
No discurso da vitória, Tony agradeceu ao grupo de vereadores que depositaram o voto em sua chapa, prometeu um legislativo independente, mas afirmando que sua lealdade a prefeita Lorenna vai até debaixo d’água.
O atual presidente, Nino Mota (PSD), ficará à frente da Câmara até 31 deste mês, quando Tony assume a cadeira para o biênio 2023/2024.
Os votos favoráveis a chapa única foram de: Agnaldinho, Val Caetano, Ezequiel Borges, Nino Mota, Tony Anjos; e Roberto Silva. Apenas o vereador Sidimar votou contra a chapa única. O vereador Jó de Jú não compareceu a sessão por apresentar sintomas gripais.
Momento tenso
Ao justificar o voto contra a chapa aliada ao governo Lorenna Di Gregorio, o vereador Sidimar acabou causando um momento atípico. De acordo com o vereador, insatisfeito com a não efetivação de uma segunda chapa no pleito, insinuou acusações de que é difícil montar uma chapa sem poder aquisitivo, sendo rebatido pelos colegas. Sidimar foi desafiado pelos 07 presentes a provar as insinuações, com risco de ser representado por decoro parlamentar.
Assista sessão: