Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Com baixa votação, Eleição do Sindicato dos Trabalhadores Rurais é adiada por falta de quórum

Fotos/Blog Itiruçu Online
Fotos/Blog Itiruçu Online

ITIRUÇU – A eleição para presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itiruçu, que ocorreu  nesta quinta-feira (04), foi adiada por falta de quórum. Dos 498 associados aptos a votar, apenas 149 compareceram às urnas, quando o necessário seriam 257 associados. A quantidade de votos por candidatos não foi divulgada.

A eleição contou com a coordenação da Fetag, representada por seu assessor Regional da Bahia, Celso Ricardo, do advogado, de representantes dos polos regionais, a exemplo de Elisangela Senna, do polo de Jequié e presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Lajedo do Tabocal.

IMG_3535

Segundo o assessor da FETAG Regional da Bahia, Celso Ricardo, o novo pleito acontece deve acontecer em até 90 dias, a partir do dia 04 de Março, quando encerra o atual mandado do Sr. João Andrade. Nesse período, uma comissão indicada em consenso entre as chapas e sendo o presidente indicado pela FETAG, que terão a obrigatoriedade de coordenar o processo da nova eleição. O presidente indicado é o presidente do polo sindical e representante do Sindicato de Maracás. Ainda de acordo com Celso, essa prática é bastante aplicada nos casos que são necessárias as intervenções para democratizar o processo de eleição. “Esse é um procedimento que comtempla todo mundo de forma democrática e participativa e que tem plena validade jurídica, vez que houve um acordo entre as partes”, disse ele.

IMG_3520

A pouca participação na eleição sindical foi atribuída à realização na quinta-feira, dia que os agricultores estão nas lavouras preparando suas produções para a feira livre, realizada na sexta e no sábado. Mas, houve quem apostasse na pouca aceitação dos nomes envolvidos no processo de disputa, uma vez que apenas 26% dos aptos a votos compareceram as urnas espalhadas na sede e zona rural do município. A eleição era bastante esperada pela postura adotada na chapa adversária ao atual presidente, que tentava impedir mais uma reeleição do atual presidente João Andrade, há 31 anos no comando da entidade representativa dos ruralistas do município. * Nota Original do Blog Itiruçu Online.


error: Conteúdo protegido !!