Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Com alta vazão no Rio de Contas, municípios do sul do estado começam sofrer com alagamentos

Margeado pelo Rio de Contas, o município de Ipiaú, começou a sofrer com os alagamentos. O Rio de Contas subiu muito e alagou várias ruas da cidade. A Chesf divulgou no domingo (25), comunicado informando da ampliação da vazão de água da Barragem da Pedra. Foram abertas seis comportas e isso aumentou muito o nível do rio de Contas. Outras cidades estão sofrendo com os alagamentos com o Rio de Contas, como Ubaitaba e alguns distritos de Itacaré.

A ponte que faz ligação entre a cidade de Ipiaú e o distrito do Japomirim, município de Itagibá, foi interditada para passagens de veículos por volta das 08h20 dessa segunda-feira (26). A travessia da ponte a pé, mesmo que desaconselhada, ainda é permitida. A interdição foi realizada pela Defesa Civil de Itagibá juntamente com a de Ipiaú.

A decisão foi apoiada pelo Corpo de Bombeiros. Á água do Rio de Contas continua subindo e se aproximando no piso da ponte. A área no lado de Ipiaú, mais precisamente na Praça Salvador da Matta está alagada. Essa ponte é a principal ligação entre os municípios de Ipiaú, Itagibá e Dário Meira. Outra ponte que faz ligação entre a BR-330 e o município de Itagibá, via trevo da Atlantic Nickel também está interditada desde o final da tarde de domingo, conforme apuramos com o site Local, Giro em Ipiaú.