Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Chesf vai aumentar vazão de águas da Barragem de Pedra em Jequié

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela Barragem da Pedra, em Jequié, fez um alerta na manhã dessa sexta-feira (10), para uma vazão maior de águas, que começam a ser liberadas no início da tarde. A informação foi anunciada também pelo Governador Rui Costa, em entrevista ao Programa Bahia Meio Dia, da TV Bahia.

Segundo a empresa, o reservatório está com mais 62% do volume útil, devido ao período de chuvas intensas na Bacia do Rio de Contas, assim sendo necessário aumentar a vazão da barragem. A companhia informou que a população ribeirinha deve ficar atenta ao aumento de água no Rio das Contas. Os principais institutos de meteorologia apontam que a chuva forte deve permanecer na Bahia ao menos até o domingo.

Em nota divulgada na manhã desta sexta-feira, 10, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF) informa que, devido às fortes chuvas ocorridas na bacia do Rio de Contas, nas últimas 24 horas, que o reservatório da Pedra atingiu um armazenamento de 62,14% do volume útil. Tendo em vistas a previsão de chuvas para a bacia, nos próximos dias, de moderada a forte, e visando a manutenção de volume, o reservatório da Barragem da Pedra vai ampliar, de forma gradual, a sua vazão de águas, até chegar em 700 metros cúbicos na segunda-feira, dia 13. Confira a programação:

– Sexta-feira, 10, serão liberados 380 metros cúbicos de água;
– Sábado, 11, serão liberados 550 metros cúbicos de água;
– Domingo, 12, serão liberados 650 metros cúbicos de água;
– Segunda-feira, 13, serão liberados 700 metros cúbicos de água.

A CHESF informa, ainda, que o quadro hidrológico vigente no Rio de Contas caracteriza a situação de alerta com possibilidade de formação de cheia, portanto, a população ribeirinha deve ficar atenta e redobrar os cuidados e, em caso de emergência em decorrência das chuvas, ligar 0800 071 1710 (Ouvidoria Municipal) ou 988662479 (WhatsApp da Defesa Civil).