Foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária desta segunda-feira, 02, o projeto de lei que regulamenta a implantação do piso salarial nacional para os professores de Itiruçu. A proposição foi enviada inicialmente à Câmara com a inclusão de aumento para prefeito, vice e secretários em 30,1425%, mas a gestão municipal corrigiu o artigo do projeto, mesmo que inconstitucional, gerou comentários negativos, sendo duramente criticado por vereadores durante a sessão. Inclusive, já havia uma emenda pronta para ser votada, de autoria do vereador Robertão, com apoio dos demais vereadores, para derrubar o artigo que pedia aumentos aos agentes políticos, caso a prefeita Lorenna Di Gregorio mantivesse no PL.
Depois de corrigido durante o dia, o projeto entrou em votação e, por unanimidade, foi aprovado, passando a valer o acordo feito entre os professores e a prefeitura, que insere no pagamento do piso nacional 20% retroativo a janeiro e, à parte, o pagamento dos 13,24$ restantes sem agregar ao salário base da categoria. É importante salientar que inicialmente a prefeitura propôs um reajuste de apenas 10,08%, considerada desrespeitosa com à classe, sendo necessário haver paralisações e indicativos de greve, o que levou a discussão e o acordo firmado entre as partes.
Previsto na Lei Federal 11.738 de 2008, o aumento dos vencimentos da classe é obrigatório a todos os municípios do Brasil. A sessão foi transmitida ao vivo pelo canal do Itiruçu Online no YouTube. Clique aqui para assistir.