Os motoristas que trafegam pela BA-250, rodovia estadual que liga o município de Maracás a BR-116, no município de Jaguaquara, mas antes margeia os municípios de Lajedo do Tabocal e Itiruçu, devem estar íntimos das sensações de trepidação e solavanco no veículo, em alguns trechos da via.
A reportagem do Itiruçu Online percorreu alguns pontos da BA-250 no município de Itiruçu, e se deparou com verdadeiras crateras, como a que existe no novo trevo que foi construído para tirar a circulação de veículos pesados de dentro da cidade, que é situado entre a igrejinha dos italianos e o antigo matadouro.
O buraco é tão perigoso, devido à profundidade, que seis motoristas entraram em contato com a redação do Blog para reclamar do problema e que tiveram prejuízos no local.
Além de causar prejuízos, outro medo assola os motoristas: o de serem assaltados. Como o local é afastado da cidade e pouco povoado, os motoristas estão temendo assaltos na localidade, pois é preciso reduzir a velocidade dos veículos para conseguir trafegar.
Já é possível notar que os motoristas que conhecem os buracos estão optando por trafegar na antiga estrada que passa por dentro do município, mas os novatos acabam caído nos buracos e tendo prejuízos. Salientando que o governador da Bahia, Rui Costa, ao extinguir o DERBA, passou a responsabilidade da manutenção das rodovias estaduais para os Consórcios intermunicipais.
No Caso de Itiruçu, o Consórcio Responsável é do Vale Jiquiriçá, que é presidido pelo prefeito de Lafaiete Coutinho, Zenildo Brandão, que em contato com o Blog Itiruçu Online, afirmou que à situação tende a melhorar caso o estado mantenha o compromisso de auxiliar os Consórcios na manutenção das estradas e, caso isso não ocorra, as notícias não serão boas no futuro.