Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Brejões: Prefeito diz que fila para matricula em dia anterior foi desnecessária e cita investimentos na educação; ‘Foi um ano de avanços significativos’, diz

Foto/Blog Itiruçu Online

Brejões – Durante última semana de 2018 pais se mostraram indignados por terem passado à noite do dia 25 em fila para garantir vaga dos filhos em uma escola do no Distrito Serrana, km 100. A fila durou mais de 16h. O assunto repercutiu e assim que publicado no Itiruçu Online foi compartilhado nas redes sociais em tom de indignação dos internautas.  O Blog havia tentado contato com a Secretaria de educação, na nata, mas sem sucesso.

 

A equipe de reportagem conseguiu  estabelecer contato com o Prefeito de Brejões¸ Alessandro Rodrigues Correia (REDE), ou Sandro de Juca, como é mais popular na cidade, que não se furtou ao comentar o assunto, garantindo que a formação da fila para matricula no dia anterior a data agendada  foi desnecessária, considerando  que a tentativa de repercussão nas redes sociais não passou de um ato político e de má-fé.

 

“Afirmo que a formação da fila para as matrículas no dia anterior da data marcada foi algo que, de fato,  se mostrou desnecessário, tendo o acolhimento da Unidade Escolar e da Secretaria da forma mais cordial, cidadã e republicana, que são princípios de nossa gestão. A tentativa de repercussão nas redes sociais não passou de um ato meramente político e de má fé de um cidadão que  ‘ainda inconformado com eleição de 2016’,  estava mais preocupado em dar continuidade a tentativa de desgaste, tendo em vista que sua ação se mostrou totalmente inócua e que se os pais estivessem chegado na Unidade as oito da manhã os encaminhamentos seriam os mesmos com todas as pessoas acolhidas. Dessa maneira, reitero nosso compromisso com a Educação com nosso amado Distrito Serrana e todo município de Brejões.”, afirmou o gestor.

 

O gestor ainda ressaltou que o município realizou ações e investimentos na educação, que, segundo ele (prefeito), a educação estar no caminho certo.

 

“Estamos convictos que a educação de Brejões está no rumo certo. Foi um ano de avanços significativos. Pela primeira vez em dez anos a Rede Municipal de Ensino registrou aumento na quantidade de estudantes matriculados, fruto do investimento nas campanhas: ‘Fora da Escola Não Pode’ e ‘Aprender Não Tem Idade’, que garantiram  o retorno de Jovens e Adultos para as salas de aulas, uma das ações do programa foi  conceder aos servidores municipais que decidiram voltar a estudar uma  hora a menos no expediente para que pudessem se dedicar aos estudos; pela primeira vez na história com base na quantidade de estudantes Brejões não declinará em relação ao FUNDEB e aumentará em 8% a base de cálculo para 2018. Todas as escolas e a Biblioteca Municipal foram reformadas e sofreram adequações  para atender melhor a comunidade; Mais de 70% do FUNDEB foi destinado com  despesas de pessoal  dos profissionais do magistério;  O índice do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE – foi cumprido com rigor e a alimentação escolar melhorou notavelmente, chegando a uma aceitação de 80%; Foi mantida a regularidade do custeio com material de expediente, didático, limpeza e alimentação como nunca antes foi feito; Atendemos integralmente a demanda do município para educação infantil e o ensino fundamental obrigatório e, além disso, abrimos uma turma para crianças de 03 anos na Escola Alcina Barbosa, que se destina a educação de crianças de 04 e 05 anos e ao contrário do que informou não se trata de uma Escola Creche; Existe de fato uma Creche construída no Distrito Serrana que não foi entregue em condições de uso, pois  o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação aponta irregularidades a serem sanadas e nossa gestão tem se empenhado nisso, apesar das dificuldades que o momento político e econômico nos impôs.”, declarou o gestor.