Itiruçu Online – Aqui Bahia Notícias de Itiruçu e Região

Barragem que abastece Itiruçu e Lajedo do Tabocal chega ao nível mais crítico da história

Por Lucas Santos, Jornalista.

Inaugurada na década de 90 para abastecer os municípios de Itiruçu e Lajedo do Tabocal, a Barragem da Embasa, que fica situada no município de Itiruçu, chegou ao nível mais baixo de sua história.  Com a falta de chuva prolongada na região e previsões nada animadoras. A empresa está atuando para garantir o abastecimento das cidades atendidas.

 

O repórter Lucas Santos, visitou a localidade e constatou que, mesmo diante do colapso de água e aproximando do volume   morto da represa, há motores em plantações usando da mesma água, o que colabora para a escassez.

Dois vereadores de Itiruçu, Paulinho e Robertão, garantem que estão buscando junto à empresa ações e novas alternativas viáveis para garantir o abastecimento. Já a prefeita de Itiruçu, Dra. Lorena Di Gregorio, afirmou que buscou  ajuda direto ao governador Rui Costa, no sentido de acelerar providências.  O município de Lajedo do Tabocal também corre pelo abastecimento em ações de apoio já oferecidos pela prefeita Mariane Fagundes.

 

Economize água e preserve a natureza, pois o ser humano está colhendo os frutos da destruição da natureza. Estudiosos já reverevelaram que a  escassez  de água potável será um problema mundial. O homem precisa se atentar que é um animal racional e precisa no bem comum; preservando e cuidando do meio ambiente.