Demorou, mas a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) recomendou, nesta sexta-feira (06), que a população dos municípios de Itiruçu e Lajedo do Tabocal racionem o uso de água potável com maior rigor. Esta não é a 1ª vez nos últimos 06 meses que a cidade enfrenta esse problema. A barragem do Baixão, que abastece os municípios, entrou em colapso pela segunda vez em 2018. Na nota, enviada ao Itiruçu Online pela gerência local, informa que será substituído o manancial do Baixão pela Barragem de Tourinho de Abreu, que foi usada em outras oportunidades, mas por divergências entre Embasa e proprietário o sistema chegou a ser incontínuo. A nota não diz quando estará captando água no manancial de Tourinho de Abreu, salientando usar águas de Poços subterrâneos, que são insuficientes para a demanda dos municípios.
Confira a nota:
A Embasa Informa:
-A Barragem do Baixão, onde captamos água para o abastecimento das cidades de Lagedo do Tabocal, Itiruçu e povoados, mais uma vez entrou em colapso. No momento estamos operando apenas com poços subterrâneos, que não atendem a demanda total do sistema. Em breve iniciaremos a operação da barragem particular do Sr. Marcelo Abreu.
Pedimos a colaboração e compreensão de toda a população, para que possamos economizar água e usá-la de forma racional. Maiores informações no escritório local de Itiruçu. –
Por outras vezes que o sistema necessitou substituir o manancial para captar água, foi iniciada uma limpeza na Barragem do Baixão em parceria com as prefeituras e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale Jiquiriçá, mas, como é de costume, assim que o manancial recebe qualquer quantidade de água das chuvas que solucione por um período a escassez de água, a Embasa volta a reutilizar a Barragem do Baixão sem antes ter feito serviço de limpeza que possibilitasse um acúmulo maior de água. Com constantes quebras na adutora que abastece Itiruçu na localidade da Baixa do Meio, o município vive nos últimos anos o pior momento no fornecimento de água, mesmo estando o manancial em boas condições de captação. Para Itiruçu o sistema além de receber água do sistema de ETA de Lajedo do Tabocal, ainda usa água de Poços subterrâneos que ficam localizados no município de Itiruçu, mas, mesmo assim, o colapso no abastecimento em alguns Bairros é rotineiro.
No Distrito de Upabuçu à situação chega ser pior, pois com a inauguração do sistema integrado no Povoado da Várzea, o povoado passou a dividir a quantidade de água que recebe pelo sistema de Lajedo do Tabocal, mesmo em menor quantidade, causando o desabastecimento nas duas localidades.