A Bahia registrou 502.068 raios entre terça (19) e quarta-feira (20), segundo informações do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (ELAT/INPE). Apesar disso, não há registro oficial de feridos, nem prejuízos. Na terça (19), um jovem de 24 anos foi encontrado morto na zona rural de Medeiros Neto, no extremo sul da Bahia, e a suspeita é de que ele tenha sido atingido por um raio. Na quarta, os raios puderam ver vistos em diversas cidades na Bahia. Moradores de Alagoinhas, Salvador e Camaçari fizeram registros e publicaram nas redes sociais. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os moradores de Barreiras, no oeste da Bahia, viram mais 3 mil raios apenas no domingo (17).
Alerta laranja em 90% do estado
O Inmet colocou, na manhã desta quinta (21), 90% das cidades do estado em alerta laranja – que indica perigo – até sexta-feira (22), com ventos intensos, com velocidades que podem variar entre 60 e 100 km/h. Salvador e cidades do interior registraram tempestades que causaram quedas de árvores, energia elétrica, destelhamentos e alagamentos. A Prefeitura de Ilhéus, no sul da Bahia, decretou situação de emergência. A capital baiana registrou, na quarta-feira (20), fortes chuvas, raios e trovões, acompanhados por rajadas de vento acima de 63 km/h, sendo este o maior pico registrado em 2023. A informação foi divulgada pela Defesa Civil da capital baiana (Codesal).
Segundo a Secretaria de Manutenção de Salvador (Seman), foram registradas 42 quedas de árvores ou galhos na capital baiana desde o final da tarde de quarta. Nesta quinta, uma casa ficou destelhada no bairro de Mussurunga. Segundo informações da Codesal, o temporal aconteceu por causa da atuação de uma massa de ar seco, chamada de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que ocasionou alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos entre outros.
O volume de chuva esperado para todo o mês de dezembro em Salvador é de 63,4mm. No entanto, em apenas duas horas, em diversos pontos da capital, foram registrados acumulados de chuva em torno dos 50 mm, com na região da Palestina. A Defesa Civil alerta para que as pessoas, ao observar qualquer sinal de perigo, disque 199, solicitem ajuda, e sigam para um local seguro até a chegada da equipe técnica especializada da Codesal.