Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Bahia recebe curso gratuito que capacita jovens para mercado de programação

Estão abertas as inscrições gratuitas para o curso online da Escola Criar Jogos, inteiramente formado por videoaulas inéditas que capacitam jovens em programação de games para atuar no mercado de trabalho. Uma das carreiras que mais tem crescido no mundo inteiro em sintonia com o metaverso, a tecnologia 5G e o empreendedorismo digital. Em apenas 2 meses e meio, a formação é destinada a alunos da rede pública e demais interessados na faixa de 12 a 29 anos. As inscrições podem ser realizadas através do site

www.criarjogos.com.br até o preenchimento das vagas e mais informações podem ser acompanhadas no instagram @criar.jogos.

Na Escola Criar Jogos, o estudante pode acessar a plataforma com as videoaulas em seus horários livres, com acompanhamento virtual de monitores que ficam disponíveis para auxiliar nas dúvidas.  Cerca de 2.000 alunos de todo o Brasil já ingressaram no curso, dos quais 500 foram inscritos da Bahia.A iniciativa é da produtora Burburinho Cultural, responsável pelo desenvolvimento das videoaulas e de toda a estrutura do curso, que tem como ponto forte a reprodução de um campeonato de games para tornar mais atraente o engajamento do estudante.

O conteúdo das videoaulas traz temas como Animação 2D, Edição de Som para Jogos, Roteirização e Narrativa, dentre vários outros módulos e conteúdos, através de testes e desafios que tornam o aprendizado divertido e prazeroso.

Quem faz a Criar Jogos 

Pioneira no segmento socioeducativo de iniciação à tecnologia de games foi desenvolvida pela Burburinho Cultural, produtora sediada no Rio de Janeiro com atuação em todo o Brasil. O objetivo é oferecer formação básica e inicial em criação de jogos eletrônicos. Viabilizado graças à Lei de Incentivo à Cultura. A plataforma é da Mentora, empresa de Portugal. O conteúdo pedagógico tem cada etapa idealizada pela Visão COOP, laboratório de tecnologias sociais e inovação cidadã.

Demanda no mercado de trabalho 

Jogos eletrônicos servem a uma imensa gama de utilização. Departamentos de Recursos Humanos de grandes corporações acionam criadores para resultar melhor em comunicados de mudanças estruturais. A indústria de cinema adapta filmes para entretenimento de crianças, jovens e adultos, enfim, é a linguagem do futuro sendo disponibilizada para cidadãos de baixa renda preencherem vagas que hoje estão ociosas no mercado de trabalho do Brasil.

O CRIAR JOGOS é um projeto viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Grupo Boticário, Mahle e Engineering e é realizado pela Burburinho Cultural, Ministério da Cultura, Brasil União e Reconstrução Governo Federal.