Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Atenção: Chesf descarta no momento elevação na vazão de água da Barragem de Pedra

A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) divulgou na noite desse domingo (25), um novo boletim sobre as condições da Barragem da Pedra, no município de Jequié. Segundo o informativo, o reservatório chegou a 93,94% do volume útil às 18h, com uma afluência (água que está chegando ao reservatório) média, nas últimas 6h, da ordem de 2.900 m³/s e defluência (água que está saindo do reservatório) média de 2.300 m³/s.

Na data de hoje (25/12) o Reservatório da Pedra atingiu 93,34% de seu volume útil às 18h00, com afluência¹ média, nas últimas 6h, da ordem de 2.900 m3/s e defluência² média de 2.300 m3/s. Nesta reavaliação, verificou-se redução na taxa de elevação do nível do reservatório, bem como, um arrefecimento das chuvas e das vazões nos postos situados a montante. Permanecendo essas condições, a tendência é de estabilização do nível de armazenamento do reservatório. Desta forma, no momento, não estão previstas novas elevações de defluência do Reservatório da Pedra, permanecendo no valor de 2.400 m³/s.
Ressaltamos que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nos valores ora praticados em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio de Contas, tendo em vista que o período úmido iniciou no mês de novembro de 2022 e segue até abril de 2023. Por oportuno, no que diz respeito à segurança de barragens, informamos que as usinas operadas pela Chesf encontram-se em condições seguras, operando em total normalidade, sendo monitoradas de forma contínua, com procedimento de rotina de inspeção local e avaliação dos instrumentos de segurança.