Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Após dois mandatos de referência, Zé Cocá é cogitado candidato a deputado

ze-coca-lafaiete-deputado
Cocá deixará prefeitura com 94% de aceitação

Após administrar o município de Lafaiete Coutinho por dois mandatos, que foram de referência de gestão pública no estado da Bahia e, nos últimos dois anos ser referenciado pelo governador Rui Costa (PT) pela atuação frente ao Consórcio dos Municípios do Vale Jiquiriçá, Zenildo Brandão, o Zé Cocá (PP), vive seus últimos dias a frente da prefeitura de Lafaiete Coutinho, a qual elegeu seu candidato João Freitas Júnior para sucedê-lo. Cocá deixará o comando do município com 94% de aceitação da opinião pública.

Antes mesmo de findar o segundo mandato em Lafaiete Coutinho, o nome de Zé Cocá era cogitado para ser candidato à prefeitura de Jequié, especulações que foram vistas pelo prefeito como uma necessidade do povo Jequieense com gestão pública que funcione, apesar de reconhecer as dificuldades dos que passaram pela prefeitura para acertar o governo na cidade sol.

Mas, o futuro do gestor após deixar a prefeitura de Lafaiete Coutinho deve ser focar no planejamento  de uma possível pré-candidatura a deputado federal, ou estadual, possibilidade que surge como um dos nomes fortes carregando reais chances de ser eleito. Aliado de Zé Cocá nos dois mandatos, o deputado Euclides Fernandes (PSL), afirmou para o Blog Itiruçu Online, que o prefeito de Lafaiete Coutinho  estuda mesmo a possibilidade de galgar uma vaga na câmara federal. “Ele inclusive já declarou em uma rádio de Jequié que se tiver que sair candidato será para a câmara federal, mas ele (Cocá) ainda não tem decisão, mas já disse de maneira pública que se candidato for será a deputado federal e o estadual dele é Euclides Fernandes pelas relações construídas ao longo dos dois mandatos dele (Zé Cocá)”, afirmou o deputado.

Ao ser questionado pelo Blog Itiruçu Online, Zé Cocá disse que os que querem fazer política apenas para ganhar dinheiro, se candidatam, se elegem e fazem a vida financeira, mas logo abandonam, ao contrário dos que entram na política para usar o poder e cuidar das pessoas. O  prefeito confirmou o interesse de disputar uma vaga na Câmara federal, mas disse depender do apoio vindo do governador Rui Costa e de conversas com os padrinhos políticos, João Leão e Euclides Fernandes. “A pessoa quando entra na política para ganhar dinheiro, se elege e depois não quer saber de continuar trabalhando após seu mandato. Entrei na política por gostar de ajudar as pessoas e melhorar a qualidade de vida delas. Tudo que nós estamos tendo de reconhecimento é fruto de um trabalho sério voltado apenas para fazer funcionar as políticas públicas. Administrar  a prefeitura de Lafaiete Coutinho por 08 anos e deixar um amigo  que considero responsável cuidando do município é motivo de orgulho, pois Lafaiete optou pela continuidade de nosso trabalho. Ter meu nome cogitado para ser candidato a deputado me alegra muito, mais ainda em saber que tudo valeu à pena. O Brasil vive um momento difícil e vejo os inúmeros problemas enfrentados pelos municípios de nossa região, as dificuldades se multiplicam a cada dia. Estou avaliando sim e posso ser candidato a deputado pela Bahia com intuito de continuar na política para usá-la como instrumento de melhorar a vida das pessoas. Lógico que esta decisão vai depender muito de nosso grupo político, receber o apoio do governador Rui Costa seria um grande ponto de partida para chegar à eleição com chances multiplicadas de vencer. Conversar com nosso líder João Leão, pois caso seja construída uma candidatura preciso do apoio deles, caso contrário não tenho como ser candidato”, afirmou Zé Cocá.