Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Após desacatar Policial, Gari foi preso em Jequié

c89a9ad4a018f1c21784c53f71ba6c2e

Um gari foi detido pela polícia ao varrer uma rua perto de uma viatura no centro de Jequié. Ao menos foram essa as informações do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública do Estado da Bahia (Sindilimp), afirmando que um PM teria se incomodado com a poeira que foi levantada, um policial acabou prendendo o funcionário, que foi levado até a 9° Coordenadoria de Polícia  (Coorpin).

A prisão aconteceu na noite da última sexta-feira (13), por volta das 20h30, e o funcionário foi liberado no início da madrugada de sábado (14). Na manhã desta terça-feira (17), os garis fazem uma paralisação como forma de protesto.

A polícia da cidade confirmou que o gari foi detido e liberado após depoimento. Mas, de acordo com os relatórios da delegacia, os policiais envolvidos teriam pedido para que o funcionário parasse de varrer, pois a poeira estava atrapalhando os policiais. Ainda seguindo a versão da polícia, o gari teria insultado os policiais antes da prisão.

460280b05d050b159bfab39e1d4965e4

Para o Programa Espaço Aberto, ancorado pelo Repórter Junior Mascote, na Rádio Cidade Sol FM, o Comandante do 19° BPM, Major Mota Lima, classificou tudo isso com uma “situação desnecessária” entre ambas as partes, o Comandante expôs a versão do policial. “Acho desnecessário os garis pararem suas atividades, encerrar a limpeza pública na cidade por causa de uma situação como essa. Os policiais estavam conversando com a gerente, o gari passou varrendo entre eles levantando poeira, o policial pediu para parar de varrer por que estavam conversando e foi ai que começou o desentendimento,” disse o Major. O SINDLIMP exigiu uma nota de retratação em nome do Comando da Polícia Militar em Jequié, mas, o Major Mota Lima foi enfático e disse que não vai fazer nota de retratação, “em nenhum momento vai haver nota de retratação, por que já pensou se todo funcionário de empresa que se sentir lesado o BPM ter fazer retratação? Isso é um pouco demais”, disse o Major. O Comando se colocou à disposição para dialogar com os representantes dos garis.