Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Após chuvas, prefeito decreta situação de emergência em Itaquara

O prefeito de Itaquara, Marco Aurélio Wanderley Cruz Costa (PSD), decretou situação de emergência no município. A decisão do chefe do Poder Executivo municipal se deu após o registro do grande volume de chuvas que cai no município, que deixou ao longo das últimas horas  desabrigados e destruição no centro da cidade.

 

De acordo com o decreto, as fortes chuvas que atingiram o município nesses últimos dias obteve  média superior à prevista para esta época do mês, tendo como consequência  danos materiais e os prejuízos econômicos e sociais. O grande volume precipitado em um pequeno intervalo de tempo que com a precariedade do sistema de drenagem de águas pluviais foram outros motivos que causaram os estragos em diversos pontos do município.

 

O decreto autoriza-se a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação COMDEC.

 

Facilidade para ajudar atingidos pelas chuvas:

 

Com base no Inciso IV do artigo 24 da Lei nº 8.666 de 21.06.1993, sem prejuízo das restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), ficam dispensados de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, vedados a prorrogação dos contratos.

A força das enxurradas consideradas  derrubou casas, muros, destruiu calçamentos, barracas. A ventania destelhou casas e vários outros estragos. Fotos registradas pelo vereador Binho, que visitou as localidades após as chuvas e iniciou auxílio aos  atingidos.