Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Itiruçu: Ações de combate ao Aedes Aegypti continuam intensas

IMG_5054

Itiruçu não faz festa contra dengue! O movimento é de guerra contra o aedes Aegypt . Todo o cidadão é um soldado nesta luta. “Unidos somos mais fortes que um mosquito nesta guerra”.

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti continuam intensas nos bairros e comunidades rurais de Itiruçu. Os trabalhos seguem um cronograma específico de limpeza e conscientização dos moradores, principalmente nas áreas consideradas de risco para a proliferação do Aedes, que transmite doenças como a dengue, zika e febre chicungunya.

IMG_5062

Para isso, a Prefeitura está contando com o apoio da população na retirada de lixo e entulho acumulados nas ruas, quintais e também em terrenos baldios. Agentes de saúde, secretarias e voluntários, também estão envolvidos nas ações. A mobilização é focada nas ações para eliminação dos locais onde possam acumular água e servir como criadouros do mosquito. O objetivo é um só: combater o mosquito!

IMG_5096

As ações vêm sendo realizadas desde 2015, mas com o perigo com doenças como a microcefálicas, o foco aumentou, o trabalho redobrou. Desde janeiro deste ano que a secretaria de saúde faz a campanha educativa, nas visitas domiciliares e no sistema sonoro, buscando conscientizar a comunidade quanto ao perigo da dengue.

IMG_5114

Nesta terça-feira (15), os trabalhos foram intensificados no Distrito de Upabuçu. Moradores, agentes comunitários de saúde, de endemias e equipes da Secretaria de Saúde. Comunicação, atenção Básica, se uniram em um mutirão de limpeza nas residências e ruas do bairro. Distribuídos em equipes, cada um está fazendo sua parte, recolhendo lixo em sacos plásticos e alertando cada morador a manter os quintais limpos e a vistoriar cada cantinho da casa em busca de possíveis focos do mosquito.

As residências que não são encontrados focos recebem um adesivo de Residência livre do aedes. As que são encontrados focos, é mapeada e serão realizadas visitas e limpeza com a equipe de serviços gerais, além da conscientização dos moradores. Para eliminar os criadouros e manter a cidade mais limpa, cada morador precisa fazer a sua parte.