Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Convale realiza evento com o Ministério de Agricultura sobre orientações do Projeto ConSIM

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale Jiquirçá – CONVALE-, realizou nesta quinta-feira (28) um Seminário com a presença de agentes do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e com os gestores dos municípios consorciados para dialogar sobre o Projeto CONSIM e a adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), no Auditório do IFBA.

O Consórcio do Vale Jiquiriçá é um dos selecionados pelo MAPA para integrar o Projeto CONSIM, e passar por todas as etapas para a adesão ao SISBI-POA, que tem como objetivo possibilitar a comercialização dos produtos certificados pelo SIM em âmbito nacional.


A formação é uma das etapas do Projeto ConSIM , que tem por objetivo orientar, tecnicamente, os Serviços de Inspeção Municipal, gestores públicos e as agroindústrias que buscam equivalência ao SISBI-POA, sobre as normas de segurança e padronização de procedimentos que são necessários para a adequação.

Participaram da oficina Altair Santana de Oliveira, Fiscal Agropecuário da Superintendência Estadual do Ministério da Agricultura e Pecuária, que destacou a relevância da qualificação dos serviços de inspeção, destacando ser um projeto suprapartidário, de interesse de todos. “Temos este trabalho de estimular o pequeno agroindustrial que hoje produz informalmente para que eles se registrem no Consórcio para ofertar a população produtos seguros. A aprovação de Lei adequada e que não fira a Lei Federal é importantíssima e, sobretudo, esse trabalho é suprapartidário, o objetivo é gerar empreso e renda no município, atrair abertura de novas agroindústrias, gerando uma maior possibilidade de Desenvolvimento econômico social do município e, se isso não for importante para todos os políticos, ele não deveria está onde estar. Vereadores e prefeitos, é papel de vocês aprovarem essa Lei, que é adequada ajudarem no fortalecimento do Consórcio na abertura de novas agroindustriais em seus municípios”, disse.

Na foto o prefeito de Irajuba, Antonio Sampaio; Tairo Andrade, Bira Moraes prefeito eleito de Itiruçu, e Paulo Ézio, Secretário de Agricultura e vereador eleito.

“Assinamos recentemente em Brasília a adesão ao Projeto e estamos agora concretizando a aprovação das Leis em cada município, que é muito importante para ajudar as pequenas agroindústrias que estão trabalhando na informalidade e que já tem produtos de muita qualidade e que vão passar a receber o selo de qualidade. Este é um meio de fortalecimento e crescimento e temos que ajudar a consolidar isto, precisamos unir mais forças, para fortalecermos cada vez mais os municípios por meio do Consórcio e das políticas públicas”, disse o presidente do Consorcio, Danillo Italiano, que é prefeito de Nova Itarana.

Além de pequenos, grandes e médios comerciantes, estiveram presentes secretários de agriculturas dos municípios do Vale Jiquiriçá, vereadores, e prefeitos eleitos e reeleitos, a exemplos de Marquinhos Senna, de Lagedo do Tabocal; Ubiratan Moraes, novo prefeito eleito de Itiruçu; Rick de Brejões; Antonio Sampaio, de Irajuba; Elmo Ricardo, novo prefeito eleito de Nova Itarana; dentre outros.

A cobertura do evento, vídeos e entrevistas você confere em nosso canal no Instagram- Clique aqui.