Um homem de 28 anos, que se identifica como advogado nas redes sociais, foi preso em flagrante com 61 kg de drogas e mais de 200 munições de armas de fogo, na madrugada desta quinta-feira (19), em Salvador. Conforme informações apuradas pela equipe de produção da TV Bahia, o suspeito foi identificado como Heldon Araújo Costa. Segundo a Polícia Civil, ele foi autuado pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e corrupção ativa.
Segundo a assessoria de comunicação da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), Heldon “não é e nunca foi advogado”. Ele teve uma inscrição na OAB, já cancelada, como estagiário, quando era estudante de direito, entre 21/11/2017 e 21/11/2019, já que a inscrição de estagiário é válida por apenas dois anos. Nas redes sociais, Heldon se identifica como advogado criminalista e empresário. Ele costuma compartilhar registros de viagens e momentos de lazer. Antes de ser preso, na noite de quarta-feira ele publicou imagens em um restaurante de luxo, localizado na Bahia Marina, em Salvador.
De acordo com a Polícia Militar, agentes realizavam rondas na região do Jardim dos Namorados, quando abordaram Heldon Araújo em um veículo. Com ele, foi encontrado uma sacola de maconha. Segundo informações apuradas pela equipe de reportagem da TV Bahia, Heldon ainda tentou subornar os policiais militares para tentar se livrar da prisão e ofereceu dinheiro aos agentes. O homem informou aos policiais militares que haviam outros materiais ilícitos na casa dele, na região do Iguatemi, e em outro endereço no bairro de São Gonçalo do Retiro. Ao chegarem no local, foram encontrados mais drogas e equipamentos para o uso de armas de fogo.
No total, foram apreendidos:
61 pacotes de maconha pesando (1kg cada);
50 munições de calibre 5.56;
200 de calibre 38 mm;
23 de calibre 9mm;
6 de calibre 12 mm;
2 coldres para armas de fogo;
4 carregadores (um para pistola e três para fuzil);
1 bandoleira para o porte de arma longa;
4 placas veiculares;
3 balanças de precisão.
O suspeito e o material apreendido foram encaminhados para a Central de Flagrantes. O homem segue à disposição da Justiça.
O g1, fonte da informação, tentou localizar a defesa de Heldon Araújo Costa.