A União Desportiva Itiruçu celebrou seus seis anos de fundação com o Projeto Comunidade Ativa, no Dia do Trabalhador, 1º de maio, data que celebra a contribuição e dedicação dos trabalhadores em todo o mundo e celebra também o aniversário do Clube União Desportiva Itiruçu.
Itiruçu e região concentrou as atenções para as modalidades desportivas e culturais do projeto, que contou com torneio de futebol Society nas categorias de base da Escolinha Primeiro Passe, da UDI, além das apresentações de Karatê, Dança, Futebol Feminino, Apresentação de grupos de capoeira. Algumas apresentações precisaram ser reagendadas por conta do dia chuvoso, para finalizar o projeto.
A apresentação que marcou um dos momentos culturais foi do grupo de caratecas da União Desportiva Kankudai, de Itiruçu, filiada à Associação Baiana de Karatê, Confederação Brasileira de Karatê, além das federais mundial da modalidade, Sul-Americana, Federação Panamericana e ao comitê olímpico Brasileiro. O karatê é uma das modalidades locais que mais estão disputando competições em todo Brasil, tendo atletas da cidade sendo reconhecidos (a) e somando medalhas importantes. O Clube completou neste ano 35 anos de existência.
Jogo dos pais/ responsáveis
O jogo festivo envolvendo os pais dos alunos do Projeto Primeiro Passe foi acompanhado pelas crianças de olhos vidrados no futebol. O momento proporcionou o retorno de pessoas que eram praticantes do esporte, mas devido suas funções de vida tiveram que se afastarem, mas o evento possibilitou o contato com a atividade física de forma prazerosa.
Shows de artistas locais
O evento contou com as apresentações de artistas locais. O público acompanhou os shows de Diego Luz e Danillo, sendo finalizado com a apresentação de Keylla Batista.
Evento histórico
Uma nova modalidade esportiva que cresce no mundo são os confrontos conhecidos como X1 e X2, e que a União Desportiva Itiruçu se tornou a pioneira na cidade com o lançamento do evento envolvendo exclusivamente atletas do município. Foi, dentro das modalidades anunciadas, os confrontos acompanhando com muita atenção pelo público.
Os atletas que fazem parte da história são: Maycon Novaes, Nem; Marcos Novaes (Lerdinho); Júnior Xexéu; Henry Serra; Alyson Novaes; Paulo Souza; Gilmar Santos (Noninho); Darlan (Toró); Mário (Ney); e os goleiros novatos Grilo e Lan.
Na modalidade X2 as estreias foram do SUB 12: Kauê Cristian e Henrique, contra
“A promoção do esporte passa pela credibilidade com a sociedade, que pensa em prestigiar pessoas que depositam confiança no que fazemos muito pela perspectiva de não obter retorno financeiro e, claro, respeitando cada seguimento do esporte dentro do que estão sendo feito para transformar a vida das pessoas. Estamos felizes que, mesmo debaixo de chuva, nosso evento recebeu o abraço da comunidade num dia emocionante e histórico. Foi a celebração do 6º aniversário da UDI, um dia de expor tudo que temos feito pelo esporte de Itiruçu, e faremos muito mais> Não fizemos nada sozinho, por isso temos a obrigação de agradecer aos meninos da escolinha, os pais, os colaboradores Nilton, Xexeu e Darlan, aos apoiadores que estiveram nos ajudando, em especial ao Governo do Estado, enfim, seguiremos sempre buscando novos caminhos de inclusões de novos esportes e apoiando quem assim quiser trilhar um caminho importante: uma melhor qualidade de vida”, disse o presidente da UDI, Tiago Santos.
Mais competições
O evento de X1 marcou o lançamento de próximas competições no seguimento, com participações de atletas que fazem história na Bahia e no Brasil, que devem abrir o campeonato local da modalidade.