Itiruçu Online – Aqui Bahia Jornalismo de Qualidade e Responsabilidade Social

Professor abriu protestos invadindo espaços públicos cobrando a preservação de patrimônio histórico de Maracás

Assista vídeo aqui

A demolição de um patrimônio histórico de Maracás gerou uma ampla repercussão na cidade de Maracás. O prédio onde já funcionou a Agência dos Correios e que tem idade de quase 100 anos, e pertencia a uma das primeiras famílias do município, os Marielos.

Ocorre que os novos proprietários do imóvel não seguiram o plano diretor municipal, que preza por cuidar de patrimônios históricos na cidade e realizam uma reforma que prevê a demolição da fachada histórica.

O protesto foi iniciado pelo professor Jorge Spinola, militante do movimento político do campo progressista e que tem dedicado esforços pelas pautas sociais das classes trabalhadoras, da cultura e do patrimônio histórico de Maracás.

Um vídeo gravado por ele em forma de protesto invadido espaços públicos da câmara de vereadores e da prefeitura de Maracás cobrando atenção à pauta de preservação ao patrimônio histórico de Maracás, viralizou. O resultado foi que o prefeito do município conseguiu um embargo para que a fachada do patrimônio fosse mantida.

Ao Itiruçu Online o professor contou que encontrou dificuldades para ser ouvido pelo município, sendo necessário gravar uma série de vídeos cobrando atenção ao assunto, mas não funcionou e, por isso, abriu a live entrando nos espaços públicos do município.

O resultado mostra o quanto é importante que a sociedade grite pelo que é correto, sem aceitar a opressão dos poderes e apenas assistir em silêncio o que é errado transformado em certo. O povo tem o poder de fiscalizar e mudar decisões dos empregados dos setores públicos. E, melhor, o poder de mudar Conselhos Municipais, Prefeitos, Vereadores que agem na inoperância e negligência com assuntos importantes de uma cidade.