Nos últimos anos os moradores de Planaltino tem passado por perrengues nas estradas na busca por acesso à saúde em outros municípios, especialmente em Jequié e Salvador. Veículos apresentando defeitos e causando transtornos aos usuários.
Informações compartilhadas com o Blog Itiruçu Online, mostram uma situação atípica com um dos veículos que poderia solucionar muitos dos problemas reclamados com transportes de pacientes. Um veículo da frota municipal, uma Van adquirida para prestar serviços exclusivos à saúde, permanece por dois anos sem manutenção numa oficina, sem que o município se esforce para retirá-la.
O assunto foi tema na sessão da Câmara de vereadores, sendo convidado o gerente de transportes municipal a fim de prestar esclarecimento sobre o veículo. Segundo o pedido de esclarecimento, o município ainda tem ambulâncias com problemas mecânicos.
De acordo com o vereador Roque Edmilson – Dé Vereador-, a gestão não tem respeito a população, permitindo o desmantelamento da frota. Já o vereador Dunga Braga lamentou e diz que o Prefeito tem que ser no mínimo mais humano e pediu mais respeito a população. Gerson Paulo considerou um escândalo o fato do que chamou de desgoverno e sucateamento da frota, foram o posicionamento dos vereadores durante a sessão.