Muitos políticos se identificaram com o formato de fazer política espalhando boatos contra seus adversários, e se tornou o assunto mais discutido desde 2018 depois do crescimento das redes sociais. Ficou cada vez mais evidente o surgimento de engajamento de falsas informações para atingir a camada mais venerável da sociedade. Em 2024 o modelo deve seguir em diversos municípios, mas agora com rigidez do Tribunal Superior Eleitoral, que deve cassar os mandatos dos que utilizarem falsas informações com narrativas contra adversários. É o fim do eu acho, sou soube, vovó disse. Ou é fato checado, ou será desmentida qualquer narrativa contra os mais humildes.
Em Itiruçu já iniciamos o trabalho de verificação. Circulou na última semana boatos que a prefeitura estaria distribuindo dentaduras- as próteses dentarias- em troca de apoio político, através de áudios e afirmações em grupos de WhatsApp. A falsa narrativa até então, parou de circular, mas segue avançando em outras redes de comunicações. Os áudios ainda são compartilhados, inclusive, foram encaminhados para checagem por moradores da cidade através do Whatsapp. Nas mensagens, há citações de doações de peças de motos, o que não existe programas sociais que realizem a ação. É fake.
O que significa a distribuição de próteses dentarias na cidade? Entenda
Na verdade, não é uma ação nova e nem apenas no ano eleitoral. Para o cidadão que deseja entrar na política, o conhecimento sobre programas de governos é a base mínima de conhecimento. As distribuições de protestes dentárias ocorrem através do Programa do Governo Federal, o Brasil Sorridente, regulamentado através da Portaria 1924-2023, que repassou ao município de Itiruçu a quantia mensal de R$ 11.250,00 em janeiro deste ano. Mas para receber o valor, é necessário que o município execute o serviço, cadastre os beneficiários com as especificações necessárias e assim receber o valor.
O que é o Brasil Sorridente
O Brasil Sorridente está ligado a diversas ações e programas do Ministério da Saúde, como o Programa Saúde na Escola, Plano Nacional para Pessoas com Deficiência, Saúde do Trabalhado, Vigilância ambiental e Fluoretação das Águas de Abastecimento Público, entre outras. Além disso, apresenta ações voltadas para a qualificação de gestores e profissionais de saúde e para a educação em saúde da população.
As pessoas são beneficiadas por meio da oferta de serviços odontológicos de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esses serviços podem ser ofertados em Unidades Básicas de Saúde (UBS)/Unidades de Saúde da Família (USF)/Postos de Saúde e Unidades Odontológicas Móveis (UOM) pelas equipes de Saúde Bucal e em Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e Hospitais, quando necessário realizar procedimentos mais complexos e/ou com especialistas. Além desses serviços, a Política conta com Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD) que colaboram com a confecção laboratorial, servindo como ponto de apoio para as equipes de Saúde Bucal e para os CEO.