O destino do Bahia em 2024 será definido na última rodada do Brasileirão. O torcedor tricolor vai precisar preparar ainda mais o coração, já tão castigado ao longo do campeonato e, em especial, na noite deste domingo (3). Não faltaram emoções e decepções diante do já rebaixado América-MG, no estádio Independência, em Belo Horizonte. Lanterna do campeonato, o time mineiro encerrou um jejum de 14 jogos sem vencer ao bater o Bahia, de virada, por 3×2.
Dominado em quase toda a etapa inicial, o Bahia abriu o placar, com Everaldo, de pênalti, mas cedeu a virada ainda no primeiro tempo. Ricardo Silva e Renato Marques foram os responsáveis pela alegria da torcida do Coelho. E o próprio Renato Marques ampliou no minuto inicial do segundo tempo.
Aposta vinda do banco, Ademir acertou a pontaria para diminuir, mas errou ela muitas outras vezes quando teve oportunidade de igualar o marcador. O Bahia se lançou ao ataque e criou chances claras de gol na reta final do jogo, mas não foi efetivo, mesmo tendo um jogador a mais durante boa parte do segundo tempo. Matheusinho foi expulso após falta em Biel.
Com a derrota, o Esquadrão só não teve o rebaixamento decretado porque Santos e Vasco também perderam seus jogos. Na zona de degola, em 17º lugar, com 41 pontos, o tricolor ainda tem chance de permanecer na elite do futebol nacional, mas não depende apenas das próprias forças para isso se concretizar. O Bahia joga a última rodada da Série A do Brasileiro contra o Atlético-MG, quarta-feira (6), às 21h30, na Fonte Nova. No mesmo dia, porém mais cedo, às 19h, o América-MG se despede do campeonato em jogo contra o Goiás, no estádio da Serrinha.