Você já imaginou perder pertences que pagou para serem transportados em caminhões de mudanças de São Paulo para Bahia? Isso tem sido recorrente. Passageiros perdendo malas em ônibus clandestinos e, sem direito a reclamação.
Quem passa por uma situação constrangedora é o Reginaldo de Jesus Cardoso, morador do Entroncamento de Jaguaquara. Ele retornou para Bahia no início do mês de outubro e seus pertences seriam trazidos de São Paulo por um caminhão de mudança com destino ao Entroncamento de Jaguaquara, mas, em operação da PRF, o veículo acabou tendo problemas após ter o compartimento de carga vistoriado, os PRFs encontraram cerca de 7.500 maços de cigarros paraguaios.
Os policiais analisaram alguns tickets de pagamento de pedágio e descobriram que o veículo havia se deslocado da região sudeste para o nordeste. O motorista acabou foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Federal para os procedimentos cabíveis. A pena base para o crime de contrabando e descaminho varia de 2 a 5 anos de reclusão.
Em 2022, a PRF na Bahia retirou de circulação aproximadamente 100.000.000 de unidades de cigarros contrabandeados durante às fiscalizações de combate ao crime nas Brs que cortam o estado.
Após a carga de cigarros ter sido apreendida, os pertences de outras pessoas foram liberados, mas para Reginaldo os transtornos ainda seriam maiores, pois acabou tendo caixas com pertences e documentos pessoais levados por outra pessoa, por engano e, agora, ele tenta recuperar ao menos seus documentos e pede aos que usaram do veículo para transportar pertences, que ajudam a recuperar.