Criminosos começaram a aplicar novo golpe do PIX para desviar dinheiro de pessoas que fazem compras online e optam pelo modo de pagamento por PIX na modalidade copia e cola em computadores. A técnica não é nova, já tendo sido usada com boletos, mas é a primeira vez que é utilizada com o PIX. De acordo com a empresa de cibersegurança Kaspersky o esquema fraudulento é realizado a partir da instalação de um vírus no computador ou notebook da pessoa. As informações são do site G1.
Como funciona
De acordo com a empresa de cibersegurança Kaspersky o golpe começa com o vírus chamado de GoPIX, que está presente em anúncios no Google que parecem ser sites como “WhatsApp Web” e até “Correios” porém que são encontrados quando digitamos errado os nomes no buscador. O endereço do site também será diferente do original.
Quando a pessoa clica no anúncio, o computador é infectado pelo GoPIX, que é capaz de detectar quando a vítima faz compras online e escolhe o pagamento por PIX copia e cola. Quando aparece a tela de pagamento com o código do PIX que será copiado e colado no aplicativo do banco, o vírus intercepta e altera o código, fazendo com que a chave PIX do criminoso seja inserida no lugar.
O Google ainda não comentou sobre o caso.
Como se proteger
Para evitar cair no golpe do PIX, o especialista Lucas Lago, membro do Instituto Aaron Swartz de Ciberativismo, recomenda que as pessoas sempre verifiquem os dados de quem vai receber o dinheiro, que aparecerão mesmo com a modalidade copia e cola, antes de fazer a transferência. Além disso, elas devem verificar os links dos sites e ver se os nomes estão corretos. Por fim, é recomendado a utilização de antivírus no celular e no computador e em caso de desvio de PIX, realizar uma varredura nos aparelhos eletrônicos.